A Geolink é uma empresa privada fundada em dezembro de 2007 como empresa spin-off da investigação desenvolvida dentro do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), na área de comunicações de veículos e bases de dados espaciais.
A Geolink especializou-se na optimização da operação de frotas automóveis, envolvendo dispositivos de computação móvel que comunicam em tempo-real com servidores centrais que monitorizam e optimizam permanentemente a operação dos veículos. Soluções de centros de contacto telefónico fortemente integradas com os serviços de gestão de frotas são também uma componente importante das arquiteturas tecnológicas desenvolvidas pela Geolink. Temos parcerias com fornecedores de mapas a nível global que potenciam as nossas soluções, permitindo o seu funcionamento em qualquer ponto do Globo.
A Geolink está sediada no Porto e trabalha em estreita colaboração com a Universidade do Porto e várias outras universidades e centros de investigação nacionais e internacionais. A Geolink esteve ativamente envolvida no programa internacional Carnegie Mellon – Portugal num dos principais projectos de investigação: DRIVE-IN (Distributed Routing and Infotainment through VEhicular Inter-Networking), implantando uma rede de comunicação inter-veículos à escala de toda a cidade do Porto.
As principais centrais de táxi de Portugal confiam na Geolink e no nosso sistema Taxi-Link para suportar o envio de vários milhões de pedidos de táxi a cada ano. A nossa liderança é o resultado de inovação constante, posta ao serviço do sector do táxi.
Inspirados na nossa origem académica, o trabalho na Geolink está intimamente ligado à investigação e inovação. As paredes estão cheias de quadros brancos onde há sempre alguém a desenhar diagramas que inspiram novas ideias e soluções. Em conjunto com cientistas de várias instituições de investigação, estamos orgulhosamente envolvidos na publicação de trabalhos académicos que expandem os limites da Ciência em áreas como Sistemas Inteligentes de Transporte, Comunicações Veiculares ou Computação Móvel.
Mil utilizadores
Milhões de pedidos por ano
4m20s de tempo médio de recolha